Padel: modalidade tendência em Portugal

O Padel é uma modalidade em forte crescimento e a Mygon quer que estejas a par das tendências. Fica a conhecer tudo o que precisas de saber sobre este desporto  através das palavras de Luís Fragoso, vice-presidente da Federação Portuguesa de Padel.

Uma tendência atual, mas uma modalidade antiga

«O Padel nasceu em 1969, quando Enrique Corcuera, num campo de ténis que precisava de ser murado, construiu o primeiro campo de Padel na sua casa de Acapulco, no México, e tornou-se oficialmente o pai do desporto tal como ele é hoje é conhecido.

Foi Corcuera quem definiu as dimensões de jogo e o regulamento que rege a modalidade. Atualmente, o Padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Padel)»

Padel vs Ténis: as diferenças

«Na verdade, retirando a pontuação, tudo é diferente.
As raquetes são diferentes, as próprias bolas, apesar de semelhantes, também o são pois que tem uma pressão diferente.
Ao contrario do tenis, o padel joga se sempre a pares
O tenis joga se de tras para à frente, ao passo que no padel as paredes de fundo, normalmente em vidro, fazem parte integrante do jogo
O padel é mais tactico e tambem mais social por se jogar sempre a pares »

 

Regras do Jogo

«Como refeir, o padel é sempre jogado a pares e sendo um jogo onde a estratégia é muito importante, a coordenação e a articulação entre os jogadores é fulcral.
Implica tambem uma grande movimentação.
O serviço (inicio de jogo) é sempre feito por baixo ao contrario do tenis
A bola não pode bater directamente na rede ou nas paredes laterias e de fundo.
A estratégia fundamental é colocar os adversários no fundo do campo para se ganhar a rede e aí ganhar os pontos.
A pontuação é identica ao tenis»

 

«Ao nivel profissional, realiza se o denominado Circuito Nacional que é composto por cerca de trinta e nove provas, com prize money, onde participam também jogadores estrangeiros.
A par disso realizam se inumeros torneios, competições de equipas, de clubes, de empresas, de jovens »

O sucesso do Padel

«Em Portugal estima se que existam já mais de 50.000 pessoas que jogam padel
A razão de um tal sucesso prende se com a facilidade de jogar, bem como ao caracter social do mesmo uma vez que é sempre jogado a pares.
Tambem o facto de quase metade dos praticantes ser feminino, ajuda muito a promover a modalidade não só porque existem competições de senhoras , como tambem dos denominados pares mistos»

«a progressão do desporto tem sido tal, que todos os meses tem aberto instalações com campos de padel pelo que a cobertura nacional é praticamente total »