15 das Melhores Casas de Fado em Lisboa

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ele há coisa mais portuguesa que um fado acompanhado de petiscos portugueses?

A Mygon, para celebrar o dia de Portugal, desenhou um roteiro que não pode perder com algumas das mais tradicionais, antigas e deliciosas Casas de Fado em Lisboa. Perca-se nas ruelas e bairros lisboetas, reviva os séculos passados dos nossos poetas nas vozes dos nossos fadistas e ao som do trinar da guitarra portuguesa. Um Dia de Portugal bem português.

Casas de Fado em Lisboa é uma tradição exibida com orgulho em qualquer guia turístico. Atualmente já não é um gosto dividido pela idade e podem ver-se as casas de fado em Lisboa repletas de juventude!

1 – Café Luso – Travessada Queimada, 10

2 – Faia – Rua da Barroca, 54-56

3 – Senhor Vinho – Rua do Meio à Lapa

4 – Duetos da Sé – Travessa do Almargem, 1B

5 – Adega Machado – Rua Norte, 91

6 – A Severa – Rua Das Gáveas

7 – Tasca do Chico – Rua dos Remédios, 83

8 – Casa de Linhares – Rua de São João da Praça

9 – Clube de Fado – Rua de S. João da Praça, 92-94

10 – Dragão de Alfama – Rua Guilherme Braga, 8

11 – Marquês da Sé – Largo do Marquês Lavradio, 1

12 – Mesa dos Frades – Rua dos Remédios, 139 A

13 – Parreirinha de Alfama – Beco do Espírito Santo, 1

14 – Tasca do Jaime d’Alfama – Rua de São Pedro, 40B

15 – Taverna Del Rey – Largo do Chafariz de Dentro

MF – Museu do Fado – Largo do Chafariz de Dentro

Outras Curiosidades:

O fado é um estilo musical único, só português. Em 2011 foi eleito Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO e isso muito nos orgulha! Os nossos fadistas e a guitarra portuguesa agradecem! Muito se especula sobre a origem do fado. Em latim o fatum dá origem ao “triste fado”, isto é, destino. Mas alguns indicam a sua origem como sendo Moura e sediada na Mouraria, mas não há evidências históricas dessa teoria.

Por outro lado, não é esquecida a origem escandinava da palavra fado, Fata. Fata, que significa vestir, terá dado origem, no francês antigo, a fatiste, ou poeta. Mais uma vez não há provas da veracidade dessa teoria.

O Museu do Fado é muito claro quanto à origem oitocentista do fado, associado às classes baixas, à marginalidade, aos “ambientes frequentados por prostitutas, faias, marujos, boleeiros e marialvas.” in http://www.museudofado.pt/

Sinta a melancolia lusa nas vozes dos fadistas que ainda alimentam esta tradição nas ruas típicas dos bairros de Lisboa. De Alfama à Madragoa, passando pelo Bairro Alto, os aromas da comida tradicional portuguesa esperam por si nas Casas de fado em Lisboa.