Festivais de Verão em Portugal: Música, Cultura e Diversão

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Os Festivais de Verão já não são dirigidos a um público marginal, são atualmente uma força motriz na economia local. Estes festivais de verão são mais que uma animação musical, trazem também uma forte componente cultural e de diversão. Com cartazes mais ou menos mainstream, há para todos os gostos.

Se recuarmos 15 anos, identificamos um número reduzido de festivais que tentavam chegar a um público mais alternativo. Atualmente cada festival ganhou a sua própria identidade e aposta na qualidade da experiência dos festivaleiros.
Deixamos aqui alguns festivais para organizar a sua agenda festivaleira!

Nos Alive – 10 a 12 julho

Considerado por muitos como o maior Festival de Música do Verão Português, o NOS Alive enche o passeio marítimo de Algés durante os dias 10, 11 e 12 de julho. Com um cartaz recheado de grandes e reconhecidas bandas, este festival faz as delícia dos amantes da música moderna. Este ano sobem ao palco nomes sonantes do panorama da música atual como Muse, Chet Faker, Disclosure, Mumford & Sons, James Blake, The Jesus & Mary Chain, entre outros.

Super Bock Super Rock – 16 a 18 julho

Depois da Gare Marítima de Alcântra, Algés, Parque Tejo, Estádio do Restelo e Meco, o Super Bock Super Rock volta agora ao Parque das Nações. Por lá, entre 16 e 18 de julho vão passar nomes clássicos como Sting, Florence & The Machine, Blur e dEUS. Para representar a música brasileira estarão Jorge Palma & Sérgio Godinho e do outro lado do oceano vêm os brasileiros Marcelo Camelo e Mallu Magalhães com a sua Banda do Mar.

Meo Marés Vivas – 16 a 18 julho

No mesmo fim de semana do Super Bock Super Rock, Vila Nova de Gaia recebe o Meo Marés Vivas na praia do Cabedelo. No cartaz constam nomes da música popular que já há alguns anos enchem este local na altura do verão. Este ano, o cartaz é encabeçado por John Legend, mas fazem ainda parte outros nomes da pop como Lenny Kravitz, Jamie Cullum, The Script e ainda a hip hoper portuguesa do momento Capicua e a batida dos Buraka Som Sistema.

FMM Sines – 17 a 25 julho

Este é o Festival de World Music por excelência, estando inclusive nas sugestões da BBC World (o famoso grupo de media britânico). De várias partes do mundo, chegam a Sines grandes nomes da Música do Mundo entre os dias 17 e 25 de julho. Entre a praia e o castelo, conta com alguns concertos em Porto Covo, depois de uma ausência de 5 anos. Este festival prima também pela programação gratuita paralela ao alinhamento principal.

EDP Cool Jazz – 19 a 31 julho

Durante grande parte do mês de julho, Oeiras recebe grandes nomes da música que vão para além do Jazz. Distante do conceito de festival de verão a que estamos acostumados, com um concerto por dia, o EDP Cool Jazz traz a Portugal nomes como Caetano Veloso e Gilberto Gil, Lionel Richie, Chick Corea, Liannne La Havas, Mark Knopfler, Melody Gardot e o português António Zambujo.

MEO Sudoeste – 05 a 09 de agosto

Para os mais jovens, o festival do Sudoeste, na Zambujeira do Mar é para muitos grupos de jovens e adolescentes as férias de verão que anseiam o ano inteiro. A música fica, por vezes, para segundo plano mas, há sempre aqueles que se dirigem ao festival para ouvir nomes como Calvin Harris, Steve Aoki, Buraka Som Sistema, Dengaz, D.A.M.A e Anselmo Ralph.

O Sol da Caparica – 13 a 16 de agosto

O verdadeiro festival português, de praia, sol e música nacional promete animar as praias da Costa sempre cheias durante o verão. Este ano os nomes passam por Richie Campbell, Carlão, Camané, Jorge Palma, Paulo Gonzo, Xutos & Pontapés, Linda Martini, entre outros. No domingo, o dia da família, os mais novos podem usufruir de um concerto do Avô Cantigas e da melodiosa Luísa Sobral.

Bons Sons – 13 a 16 de agosto

A aldeia de Cem Soldos, em Tomar, começa a ser conhecida por este festival que envolve a população e os visitantes de uma forma singular e económica, principalmente se comparada com os restantes festivais de verão. Entre 13 e 16 de agosto, pode ouvir nomes da música portuguesa como Manel Cruz, Clã, Salto, Sequin, Ana Moura, Camané, Retimbrar e Peixe:Avião.

Vodafone Paredes de Coura – 19 a 22 de agosto

As margens do Taboão, em Paredes de Coura, são o lugar preferido dos “verdadeiros” festivaleiros. Este ano o cartaz traz uma nova série de músicos do universo indie e não só. Entre eles estão Tame Impala, The War on Drugs, Lykke Li, Father John Misty, Peixe:Avião, Banda do Mar, The Legendary Tigerman, entre outros.

Avante – 4 a 6 de setembro

A festa do Avante, da família e da reentrée comunista, conta este ano com mais um grande cartaz a sonorizar o Seixal entre os dias 4 e 6 de setembro. Nomes como Brigada Victor Jara, Xutos & Pontapés, Dead Combo, Fausto, Paus, Capicua, António Chainho e Terrakota, vão animar os mais novos e os mais velhos durante o primeiro fim de semana de setembro, já há muito reservado para este evento.

Já decidiu, a que festival(is) vai este ano?