O que fazer em Lisboa nos próximos dias!

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

10 sugestões de Concertos na rua, Concertos indoor, Cinema e outros.

O mês de setembro está a terminar, mas não faltam concertos nos quais se pode divertir e abstrair do facto de o Verão ter chegado ao fim. Se é fã de música e não sabe o que fazer em Lisboa nos próximos dias, estas são as nossas sugestões.

Concertos nos Bairros – 26 de Setembro

A Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com várias juntas de freguesia, e com o apoio do maestro António Vitorino de Almeida, pretende proporcionar aos seus habitantes um conjunto de concertos que levem diferentes estilos de música ao público em geral. Se não sabe o que fazer em Lisboa este sábado (às 21h30), sugerimos que vá até ao Jardim de Santa Clara. O Maestro Victorino de Almeida tem convidadas muito especiais: Alexandra Simpson ao piano, Elizabeth Davis na percussão e Carmen Cardeal na harpa. A entrada é livre.

Ciclo “Isto é Jazz?” – 26 de Setembro

Um conjunto de músicos norte-americanos e europeus, com abordagens e perspetivas diferentes acerca deste estilo de música, tentam responder à questão “O que é o Jazz hoje em dia?”. O resultado é um ciclo de concertos que tem lugar no Pequeno Auditório da Culturgest, no próximo sábado, dia 26 de setembro. Não sabe o que fazer em Lisboa? As atuações começam às 21:30h e os bilhetes custam 5 euros.

Concertos Arena Lounge – 25 a 27 de Setembro

No seguimento da aposta contínua do Casino de Lisboa em eventos de música ao vivo, decorrem, desde o passado mês de agosto, pequenos ciclos de atuações no espaço Arena Lounge. Esta semana a animação musical está a cargo da banda António Norton, que atua de sexta-feira a domingo (25 a 27 de setembro). No final de cada noite entram em cena diversos DJ’s. A entrada é livre.

Meo Out Jazz – 26 e 27 de Setembro

Na sua 9ª edição, o Meo Out Jazz dispensa apresentações e reúne os habitantes de Lisboa nos mais diversos jardins, miradouros e ruas da cidade. Com programas musicais ao fim-de-semana, a iniciativa começou em maio e termina esta mês. No sábado, dia 26, Intop e White Selecta atuam no Martim Moniz e no domingo, dia 27, Da Chick e Dj Mário Valente encerram o festival no Jardim da Tapada das Necessidades. As entradas são livres.

Festival Cantabile –  25 a 26 de Setembro

É um festival de música clássica que vai já na 6ª edição. Esta iniciativa pretende trazer a Portugal alguns dos mais prestigiados intérpretes de música de câmara, destacando, igualmente, os compositores portugueses. Irão realizar-se cinco concertos em locais distintos: Museu Arqueológico do Carmo, Banco de Portugal (Largo de São Julião). Os bilhetes são gratuitos mediante levantamento no próprio dia e local antes do concerto.

Música no Largo – até 30 de Setembro

Inserida na iniciativa “Olá de Novo”, a Música no Largo está na Estação do Rossio para proporcionar aos transeuntes atuações musicais que vão desde a World Music, música Latina e Cubana, à Bossa Nova e Fado. Estes concertos decorrem todos os dias, até ao dia 30 de setembro, entre as 19h e as 22h. As entradas são livres.

Festival de Cinema Queer – 18 a 26 de setembro

O Festival Internacional de Cinema Queer foi criado em 1997 com o objetivo de exibir novas propostas cinematográficas de temática LBGT, sendo um dos festivais do género com mais reconhecimento europeu e mundial. Em paralelo, realiza-se pela primeira vez o Queer Porto na primeira quinzena de outubro.

São vários os locais a receber o festival: Cinema S. Jorge, Teatro Municipal Rivoli, Maus Hábitos, Fontória Blues Caffe, Sauna Apolo 56, Teatro do Bairro e Galeria Zé dos Bois.

8 ½ Festa do Cinema Italiano – 25 de setembro a 16 de outubro

A Associação Il Sorpasse em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal promove a 8 ½ Festa do Cinema Italiano. A maratona pelo país tem agora paragem na Moita,a convite da Câmara Municipal. “A Mafia só Mata no Verão”, “The Special Need”, “Shun Li e Poeta” e “Scialla! (Tá-se!) são os filmes em exibição no festival que não só divulga o cinema como a cultura italiana, através de aulas de italiano, um espetáculo musical e gastronomia típica. As sessões decorrem no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo.

Arquiteturas Film Festival – 1 a 4 de outubro

“Welcome to the future” é mote deste festival que vai na sua 3ª edição. Procura ser uma exaltação da arquitetura como forma de arte através do cinema, mostrando filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática. O Fórum Lisboa, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema City de Alvalade são os palcos deste festival que contará com uma grande diversidade de atividades paralelas, entre conversas informais, masterclasses, workshops, visitas guiadas, exposições e muito mais.

Films on Art Portugal – 1 a 4 de outubro

O Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal é totalmente dedicado a expressões artísticas como as artes visuais, a fotografia, o teatro, a literatura e a música. Desenvolvido por Rejele Jain desde 2008, a edição deste ano contará com a estreia nacional de 22 produções, quatro delas portuguesas. Este ano o festival decorre na Galeria Zé dos Bois.

Já sabe o que fazer em Lisboa? Tem mais ideias ou sugestões? Partilhe connosco!