O que fazer no Porto? Lazer e cultura para todos

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Não sabe o que fazer no Porto nos próximos fins-de-semana? A MYGON apresenta-lhe 10 sugestões de concertos, ciclos de cinema, festivais, peças de teatro e outros eventos.

1. Ciclo de Cinema Pedro Almodôvar – 7 a 8 de outubro

Os 40 anos de carreira de Pedro Almodôvar são celebrados em Vila Nova de Gaia, no Auditório da Biblioteca Municipal. Ao longo deste mês, todas as quartas-feiras à tarde, serão exibidos filmes do icónico realizador espanhol: “Em Carne Viva”, “Volver” e “Má Educação”. A entrada é gratuita e todos os filmes têm início às 15h30.

2. Cinema na Horta – 7 a 28 de outubro

A Casa da Horta promove este mês um ciclo dedicado aos filmes documentais que têm como tema a liberdade. Todas as quartas-feiras de outubro, às 22 horas, um novo documentário é mostrado na associação cultural: “La Ciudad de los Fotógrafos” no dia 14, “Black Block” no dia 21 e “Zapatista” no dia 28. Consulte o site da Casa da Horta e marque já na sua agenda.

3. Rodrigo Maranhão & António Zambujo em concerto – 10 de outubro

António Zambujo vai sintonizar a sua música com a do cantor e compositor brasileiro Rodrigo Maranhão no próximo dia 10, na Casa da Música. Do espetáculo farão parte temas do álbum “Itinerário”, da autoria do cantor brasileiro com a participação de Zambujo, e “Rua da Emenda”, da autoria deste último com colaboração do primeiro. O bilhete do evento tem um custo de 20 euros.

4. Festival Feminista do Porto – 12 e 13 de outubro

A Caravana Feminista está desde 8 de março a viajar por toda a Europa e tem paragem marcada para Porto nos dias 12 e 13 de outubro. O Espaço Compasso, Galeria Geraldes da Silva e o Espaço ContraBando associaram-se a esta iniciativa. O programa, que inclui debates, workshops, espetáculos e exposições.

5. Outono em Jazz – 4 a 21 de outubro

Com o outono chega o Jazz. A Casa da Música no Porto recebe a 3ª edição do outono em Jazz, que tem como intuito a promoção do género musical. São cinco concertos com dez propostas: Carla Bley, Black String, Incógnito, Mário Laginha & Tcheka e Carlos Martins Quarteto são alguns dos espetáculos a não perder.

6. GNR ao Vivo no Porto – Caixa Negra – 23 de outubro

Os GNR atuam na cidade que os viu nascer há 34 anos, mais precisamente no Coliseu, bastião da cultura portuense. Rui Reininho e companhia vêm apresentar o seu novo álbum “Caixa Negra” e prometem proporcionar um bom momento de lazer. Os bilhetes para este espetáculo variam entre os 15 e 150 euros. Interessado?

7. OFFF Porto – 23 e 24 de outubro

OFFF é um festival que mostra as principais tendências da arte e da cultura mundiais. Depois de Nova Iorque, Paris, Istambul e Cidade do México, é a vez do Porto receber este evento que promove a criatividade contemporânea. Está marcado para os dias 23 e 24 de outubro no Cinema Batalha.

8. Iberanime – 24 e 25 de outubro

Fã de cultura japonesa? Então este evento é para si. A Iberanime reúne anime, manga, jogos, música, dança, compras e muita animação num único espaço: o Pavilhão Multiusos de Gondomar. O evento estará dividido em três espaços: J-POP, Cultura Tradicional Japonesa e IA!Plus. Os bilhetes variam entre os 11 e os 46 euros.

9. BomPorto: Concerto pelos refugiados – 25 de outubro

Esta proposta junta o lazer e a oportunidade de ajudar quem mais precisa. O BomPorto está marcado para 25 de outubro no Hard Club e procura através da música abrir consciências e promover a tolerância entre os povos. Os fundos do espetáculo reverterão para ajudar no acolhimento de refugiados, que chegam a Portugal este mês. Fat Cap, Helena Sacramento, Old Jerusalem, Olavo Lupia, Our New Life, Mundo Secreto, Ana Deus são alguns dos artistas confirmados.

10. Ifigénia + Agamémnon + Electra – 22 de outubro a 1 de novembro

O Teatro Nacional S. João recebe a trilogia teatral composta pelas peças “Ifigénia”, “Agamémnon” e “Electra”. O dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues inspirou-se nos textos clássicos de Eurípedes, Sófocles e Ésquilo para dar vida à estória lendária da Guerra de Tróia, particularmente ao momento em que Agamémnon sacrificou a sua filha Ifigénia para que os deuses colocassem o vento favorável à chegada dos barcos gregos a Tróia. Os bilhetes variam entre os 7,50 e os 16 euros. Se não tem o que fazer no Porto durante o Halloween tem aqui uma forte possibilidade.

Outubro não é mês para ficar em casa. Saiba o que fazer no Porto e divirta-se!