Cinema em Lisboa: conheça os locais que serviram de cenário para filmes

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Cinema e a Mygon foi descobrir os filmes cujas gravações passaram pela cidade de Lisboa.

Lisboa tem vindo a afirmar-se como destino de produções cinematográficas, nacionais e internacionais. Mais de 16 mil filmes foram gravados em Lisboa, 400 produções só desde 2012. Este interesse pela cidade deve-se à luz única da cidade, com mais de 220 dias de sol por ano, a diversidade arquitetónica e paisagística, os séculos de história e tradição presente nas ruas e bairros da cidade e a proximidade geográfica com cenários tão diversificados como a serra, a praia ou a planície.

Apresentamos-lhe 10 filmes que tiveram as suas filmagens parcial ou totalmente localizadas em Lisboa e arredores. E se pensa que esta lista só tem películas portuguesas, surpreenda-se com os filmes de Hollywood que passaram pela capital.

1. Canção de Lisboa (1933)
Filme de José Cottinelli Telmo com Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva, é um dos expoentes máximos do cinema português, em especial da comédia. O filme mostra várias ruas e bairros da cidade. A célebre cena em que Vasco Santana canta o “Fado do Estudante” foi filmada na esplanada do último piso da Cervejaria Portugália na Avenida Almirante Reis. Para a visita das tias de Vasco, foram gravadas cenas no Jardim Zoológico.

2. 007 – Ao serviço de Sua Majestade (1969)
James Bond também passou por Lisboa num filme realizado por Peter R. Hunt e protagonizado por George Lazenby. O início foi gravado na Praia do Guincho e o casamento de Bond e Tracy no Zambujal, perto de Setúbal. As filmagens também passaram por Cacilhas e Ribatejo. Em Lisboa, a Joalharia Ferreira Marques no Rossio serviu de cenário para uma das cenas, bem como o Hotel Palácio do Estoril. Este último é um local muito procurado pelos fãs da saga, pois foi durante uma estadia do autor Ian Fleming que este contatou com redes de espionagem e se inspirou para a criação de 007.

3. A Casa da Rússia (1990)
A espionagem no período da Guerra Fria é o pano de fundo deste filme, adaptado da obra de John le Carré. O filme foi realizado por Fred Schepisi e protagonizado por Sean Connery e Michelle Pfeiffer. Conta a história de Bart Blair, que no final do filme se refugia em Lisboa. Se assistir ao filme poderá ver algumas imagens da baixa lisboeta e do Castelo de S. Jorge.

4. A Casa dos Espíritos (1993)
Jeremy Irons, Meryl Streep, Glenn Close, António Banderas e Winona Ryder protagonizaram este filme realizado por Bille August e baseado no livro homónimo de Isabel Allende. As desventuras da família Trueba decorrem nos Andes chilenos mas a verdade é que as gravações do filme dividiram-se entre a Dinamarca e Portugal. Algumas cenas foram feitas em Lisboa, mas a maioria teve como cenário o Monte das Três Marias, em Vila Nova de Milfontes (Alentejo).

5. Afirma Pereira (1996)

Um filme sobre a oposição ao regime salazarista e a censura nos jornais da época. Uma coprodução portuguesa, italiana e francesa com realização de Roberto Faenza e baseada no romance homónimo de António Tabucchi. Entre os atores portugueses encontram-se Joaquim de Almeida, Nicolau Breyner e Teresa Madruga. Diversos espaços da cidade aparecem no filme: o Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda, o Museu dos Condes de Castro Guimarães em Cascais, a Casa do Alentejo em Lisboa, o Miradouro de São Pedro de Alcântara e a Estação do Rossio são alguns exemplos.
6. A Nona Porta (1999)
A Nona Porta é uma adaptação de Roman Polanski da obra literária o “Clube Dumas” do espanhol Arturo Pérez-Reverte. A história gira à volta de uma sociedade secreta obcecada com alguns clássicos da literatura, como os de Alexandre Dumas. O filme foi protagonizado por Johnny Depp e parte da ação decorre em Sintra. Locais como o Hotel Central de Sintra, a Estrada da Pena e o Chalet Biester foram cenários do filme.
7. Capitães de Abril (2000)
Uma coprodução portuguesa, espanhola, francesa e italiana que procura contar a Revolução dos Cravos, um dos momentos mais marcantes da história de Portugal. O filme marcou a estreia de Maria de Medeiros como realizadora de uma longa-metragem. A própria protagonizou o filme ao lado de Stefano Accorsi e Joaquim de Almeida. Os cenários principais do filme foram o Terreiro do Paço, o Chiado e o Largo do Carmo. As gravações exigiram uma grande logística com a participação de centenas de figurantes (alguns deles militares reais) e a deslocação de tanque militares pela cidade.

8. Filme do Desassossego (2010)
A ação decorre em três dias e três noites, num quarto de uma casa na Rua dos Douradores, onde um homem solitário e atormentado vai anotando os seus pensamentos e angústias num livro, que intitula de «Livro do Desassossego”. Inspirado na obra de Fernando Pessoa, o filme foi realizado por João Botelho e protagonizado por Cláudio da Silva. A história decorre na baixa de Lisboa mas a sequência inicial foi filmada no Teatro Nacional de São Carlos, em que se vê a orquestra a afinar os instrumentos.

9. Comboio Noturno para Lisboa (2013)
Vinte anos depois da “Casa dos Espíritos”, Bille August e Jeremy Irons regressaram a Lisboa para gravar este filme. Nicolau Breyner, Beatriz Batarda e Marco d’Almeida também participam na película, que conta a história de um professor suíço obcecado por um livro sobre a resistência ao regime fascista, embarcando numa viagem a Lisboa para saber mais sobre o autor do livro. Entre ruas, bairros e miradouros filmados, destaca-se o Cais de Belém, o Cemitério dos Prazeres, a Igreja da Cartuxa (Caxias), a Estação de Santa Apolónia e o bar Le Marais na Bica, para o filme convertido numa mercearia.

10. The Promise (2015)
Realizado por Jerry George, a ação passa-se nos últimos dias do Império Otomano, no começo do século XX, cenário para a história de um triângulo amoroso. Christian Bale e Oscar Isaac são os protagonistas do filme, o primeiro interpretará um jornalista americano e o segundo um estudante de Medicina. As gravações passaram por Lisboa no inicio de Setembro. Não se sabe ao certo que zonas da cidade aparecerão no filme mas é certo que foram gravadas cenas no Museu de História Natural.

Ficou interessado em ver algum destes filmes em Lisboa? Se quiser conhecer mais sobre os filmes gravados em Lisboa, recomendamos o Lisbon Movie Tour, um projeto que procura mostrar a cidade a partir de alguns dos filmes gravados na cidade. Neste momento existem roteiros para os filmes “Afirma Pereira”, “Comboio Noturno para Lisboa” e “Filme do Desassossego.”