O Natal está a chegar à cidade: saiba o que fazer em Lisboa no mês de dezembro

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Lisboa enche-se de luz e de gente por estes dias. As decorações natalícias são uma tradição nas principais ruas e praças da capital, bem como os mercados, as feiras, os concertos e os espetáculos de Natal.

Para que a quadra festiva não lhe passe ao lado, a Mygon sugere 10 eventos para todos os gostos e idades:

Mercado de Natal do Campo Pequeno (de 28 novembro a 2 de dezembro)
O arranque das festividades é no Campo Pequeno com o Mercado de Natal. São mais de 100 expositores com artigos originais e na sua maioria portugueses. Artesanato, Design, Livros, Brinquedos, Gourmet, Bio, Artes Plásticas, Miniaturas, Cerâmica, Joalharia… pode encontrar de tudo um pouco. Esta iniciativa procura não só promover artes e ofícios tradicionais como também estimular a procura pela produção nacional. É também uma excelente oportunidade para fazer as suas compras de Natal. O mercado está aberto das 11 às 21 horas e a entrada tem um custo de 1 euro.

Natalis (de 4 a 8 de dezembro)
A Natalis decorre no pavilhão 2 da FIL e é o maior evento natalício da cidade. Aqui o Natal celebra-se de diferentes formas: livros, decoração, música, viagens, lazer, gastronomia, moda e acessórios são alguns ingredientes desta festa. Ao longo dos quatro dias há lugar para workshops, festas, apresentações, demonstrações, conferências, concursos, animação para crianças e concertos. De destacar a Corrida de Pais Natais e a passagem pela Praça do Chocolate que é obrigatória. A entrada custa 2.50 euros e poderá usufruir da iniciativa entre as 15 e as 23 horas.

Harlem Gospel Choir no Coliseu dos Recreios (7 de dezembro)
Bono Vox disse que eles eram “anjos”. Eles atuaram para o Papa João Paulo II e para Nelson Mandela e também já partilharam o palco com Diana Ross, U2 e Paul McCartney. O Harlem Gospel Choir trocou Nova Iorque pela cidade das sete colinas e vem ao Coliseu dos Recreios presentear-nos com um concerto de Natal imperdível. Durante o espétaculo será feita uma homenagem ao músico B.B. King. Um evento para toda a família cujas entradas variam entre os 30 e 198 euros. O concerto tem início às 21h30.

Circo de Natal no Coliseu dos Recreios (de 6 a 27 de dezembro) 
A Companhia Internacional de Circo traz mais uma vez o Circo de Natal à cidade de Lisboa. “Assenta arraias” na capital durante todo o mês de dezembro no Coliseu dos Recreios. Palhaços sorridentes, animais imponentes e artistas impressionantes dão cor e magia ao Natal de miúdos e graúdos. Há sessões dias 6, 12, 26 e 27 às 16 horas, dia 14 às 10h30 e dia 25 às 16h30. Os bilhetes variam entre os 15 e os 120 euros.

Mercado de Natal no Lumiar (de 10 a 12 de dezembro) 
Incluído na programação “Há Natal no Lumiar” promovida pela Junta de Freguesia, está o Mercado de Natal no Lumiar que procura revitalizar o mercado local através da exposição de trabalhos, da venda de produtos artesanais e da presença das instituições, artistas e artesãos. É uma excelente oportunidade para fazer as suas compras de Natal com produtos de qualidade a preços convidativos. A entrada é gratuita.

A Bela Adormecida (de 3 a 20 dezembro) 
A obra de Charles Perrault, elevada a bailado por Piotr Tchaikovsky e Marius Petipa em 1890, regressa à capital três anos depois da sua última exibição e 17 anos depois da primeira adaptação pela Companhia Nacional de Bailado. Desta vez a bela adormece no Teatro Nacional de São Carlos. As sessões têm lugar dias 3, 4, 5, 11, 12, 17, 18 e 19 de dezembro às 21 horas e dias 6, 13 e 20 às 16 horas. Dia 2 de dezembro haverá um ensaio geral solidário cujo fundos recolhidos reverterão para Associação de Jardins Escolas João de Deus. A entrada custa entre 15 e 35 euros.

“As Portas Encantadas” – Videomapping no Terreiro do Paço (de 11 a 20 de dezembro)
O Natal da capital já não se faz sem a projeção de videomapping nas arcadas do Terreiro do Paço. Intitulado “As Portas Encantadas”, o espetáculo que tem a duração de 15 minutos e retrata o Calendário de Advento em que em cada dia é aberta uma porta, fazendo contagem decrescente até ao dia de Natal. Aventura, cor e música no espétaculo que tem sessões às 19, às 20 e às 21 horas a partir de 11 de dezembro. A projeção é produzida pela empresa portuguesa Oskar & Gaspar.

Quebra Nozes no Teatro Tivoli – Lisboa (22, 23 e 25 de dezembro) 
O Russian Classic Ballet traz mais uma vez à capital o clássico do bailado “O Quebra-Nozes”. A obra de E.T.A. Hoffman chega ao palco do Teatro Tivoli BBVA pela mão de Evgenya Bespalova com a participação de um elenco de estrelas do mundo da dança. A pequena Clarinha, o Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos recebem toda a família num espetáculo célebre onde não vai faltar as icónicas “Valsa das Flores” e a “Dança da Fada do Açúcar”. Dias 22 e 23 às 21 e dia 25 às 18 horas. A entrada tem um custo que varia entre os 17 e os 35 euros.

Disney in Concert no Campo Pequeno (26 de dezembro) 
O mundo encantado da Disney chega ao Campo Pequeno a seguir ao Natal. Um espetáculo para a toda a família interpretado pela Lisbon Film Orchestra e dirigido pelo maestro Nuno de Sá. Os temas de clássicos como O Rei Leão, A Pequena Sereia, Piratas das Caraíbas, Mary Poppins, A Bela e o Monstro, Aladdin e Frozen vão ser interpretados por 55 músicos e 4 cantores e acompanhados por imagens dos filmes, num espetáculo mágico a não perder. Os bilhetes variam entre os 15 e os 35 euros. As sessões são às 16h30 e às 21h30. Antes o Disney Concert vai passar pelo Coliseu do Porto a 9 e 10 de dezembro.

Feira Popular de Natal (de 27 de novembro a 25 de janeiro)
Enquanto não chega a nova Feira Popular de Lisboa em Carnide, podemos matar saudades em Alcântara. À semelhança de outros Natais, a Feira Popular regressa durante dois meses com muitos carrosséis, doces, luzes e até o Circo Chen. A Feira abre todos os dias da semana às 16 horas e aos fins de semana às 15 horas. A entrada é gratuita. Por motivos relacionados com a venda do terreno de Entrecampos, a feira decorre em Alcântara-Mar, junto às docas.

Estão lançados os ingredientes para um Natal mágico e animado. Junte a sua família e desfrute das iniciativas que Lisboa tem para oferecer. Depois conte-nos como foi a experiência.