Passeio na Cidade: Mouraria e Martim Moniz

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Mygon convida a um novo Passeio na Cidade, desta vez ao mais multicultural dos bairros lisboetas: a Mouraria, com uma passagem pelo Martim Moniz.

O próprio nome revela a origem do bairro: foi nesta zona da cidade que os muçulmanos foram confinados depois da conquista de Lisboa em 1147 por D. Afonso Henriques. Este terá sido o primeiro vestígio da multiculturalidade de Lisboa, visível na Mouraria dos dias de hoje, onde é possível encontrar pessoas das mais diversas etnias e proveniências, de Ásia a África.

A multiculturalidade reflete-se na oferta gastronómica da zona. Aqui podemos encontrar o restaurante indiano Food Village, a italiana Cantina Baldracca, o vietnamita Pho-Pu, o moçambicano Cantinho do Aziz, o chinês Hua Ta Li e o gôes Tentações de Goa.

Os sabores exóticos convivem em harmonia com os sabores tradicionais portugueses. O Amoraria, o Zé da Mouraria, a Adega Zé dos Cornos e a Casa de Pasto O Eurico são alguns dos mais emblemáticos restaurantes do bairro. Destaque para os Amigos da Severa, um espaço para conviver, beber uma ginjinha e provar uns petiscos típicos.

A Mouraria é também o berço do Fado. Foi na Rua do Capelão, onde hoje se encontra a Maria da Mouraria, que viveu Maria Severa Onofriana, mais conhecida por Severa, considerada a primeira fadista e fundadora do género musical. Também foi entre as ruas e casas de fado que cresceram grandes fadistas como Fernando Maurício e Mariza.

O bairro passou por largos anos de degradação mas desde 2009 tem tido nova vida com a inauguração do Centro Comercial da Mouraria, a criação da associação Renovar a Mouraria e abertura de novos espaços de restauração e lazer como o Zambeze, The Food Temple, o Leopold, o TOPO, a Varanda de Lisboa e o Rooftop Bar.

Praça do Martim Moniz e perspetiva do bairro da Mouraria, na vertente norte do Castelo de S. Jorge.
À direita o Centro Comercial da Mouraria e ao lado a Capela de Nossa Senhora da Saúde.

A renovação tem passado sobretudo pela Praça Martim Moniz, também chamada por “Praça do Mundo”. O Mercado de Fusão acontece todos os fins de semana e traz à praça sabores dos quatro cantos do mundo, concertos, exposições e outras iniciativas. Entre os eventos acolhidos no Martim Moniz, destacamos o Street Fest, o Bollywood Holli, e as Comemorações do Ano Novo Chinês.Veja pelos seus próprios olhos o que pode encontrar na Mouraria e no Martim Moniz. Veja também os nossos anteriores Passeios na Cidade.

Visite estas duas zonas de Lisboa e deixe a sua opinião na janela de comentário.