Passeio na Cidade: Telheiras

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Portugal. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

É um dos melhores bairros para se viver em Lisboa, é jovem, tem espaços verdes e até tem um festival: vamos conhecer Telheiras.

Na Lisboa dos anos 60, a Aldeia de Telheiras era um pequeno povoado surgido em torno da Estrada de Telheiras que ligava o Lumiar a Carnide. Apenas havia uma igreja, um convento e algumas quintas de cultivo. Nos anos 70 foi desenvolvido um projeto de urbanização de Telheiras pela sua localização central e acessibidades próximas: a Avenida Padre Cruz, que coloca o bairro a poucos minutos do centro da cidade, o Eixo Norte-Sul e a 2ª Circular. O bairro atraiu muitos jovens, altamente qualificados e com perspetivas de carreira, pelo que Telheiras é conhecido como o “bairro dos doutores”.

Hoje é um bairro simpático, dinâmico e onde se pode fazer as mais diversas atividades: os espaços verdes e ruas amplas são propícias à prática de atividade física ao ar livre, nomeadamente andar de bicicleta. Para jogar à bola com amigos, pode reservar um campo no In The Sports – Telheiras ou no espaço Around the Future. Se preferir aulas de grupo visite o ginásio Elispace. Para terapias mais alternativas pode procurar o Reiki & Terapias ou o CMS – Espaço Terrapuriano que têm Yoga, Reiki, Shiatsu, massagens e outras técnicas para aumentar o seu bem estar físico e emocional.

Em Telheiras, encontramos dos melhores bares, pastelarias e restaurantes de Lisboa. Para lanchar, sugerimos as bolachas do Querubim, os gelados da Artisani, as sandes da Fábrica do Pão ou os bolos da Padaria Portuguesa. A Domino’s Pizza abriu o primeiro espaço em Telheiras e os hambúrgueres do Honorato são de comer e chorar por mais.

Entre os restaurantes em Telheiras destaca-se o Manjar de Telheiras, a Tasca dos Petiscos, o T’Chef e a Taberna Gourmet. Os sabores do Oriente estão presentes no Wok Ninja, no indiano Kaprixu, no chinês Xiang e no restaurante de sushi Chirashi. Depois de jantar num destes restaurantes de Lisboa, passe pelo Telheiras Concept Bar para beber um copo ou pelo Tuareg Al-Andaluz para provar um chá aromático ou um Narguilé. Para provar um bom vinho ou uma cerveja artesanal, visite o espaço Wines 9297.

Jardim Professor António de Sousa Franco   Fonte: Viver Telheiras

Telheiras é conhecida pelo dinamismo, espírito cívico e união dos seus moradores. O Parque Hortícola de Telheiras, integrado no projeto de hortas urbanas da Câmara Municipal de Lisboa, traz os ares do campo ao centro da cidade. O Festival de Telheiras, que vai na 7ª edição, junta moradores, comerciantes e visitantes no jardim, num programa com workshops, aulas, debates, espetáculos e atividades desportivas.

Se quiser saber mais sobre este oásis urbano, visite a plataforma Viver Telheiras, onde pode encontrar notícias, eventos e informação sobre o bairro. Dê um salto a Telheiras, um dos melhores bairros para se viver em Lisboa, e dê-nos a sua opinião na janela de comentário.Veja aqui os outros bairros da rubrica Passeio da Cidade.